quinta-feira, 23 de julho de 2015

PROTEINAS DA SEDA NA SABOARIA ARTESANAL


A seda é um tecido que desliza no corpo, de toque macio e agradável, utilizado há anos para a confecção de roupas, não demorou muito para descobrirem sua utilização nos cosmeticos.
Na saboaria artesanal natural também é utilizada o casulo ou os fios em shampoo em barra e em sabão para higiene pessoal, os naturalistas gostam, mas é rejeitada pelos veganos por ser de origem animal, acredito no espaço para as propriedades da seda em produtos naturais por seus benefícios para a pele e o cabelo. 
Temos empresas que fazem o manejo sustentável da matéria prima e com muito cuidado em todas as etapas da produção e é desses fornecedores que adquirimos os casulos.
Vamos entender que benefícios trazem para os cuidados da pele e do cabelo para decidir se vale ou não a pena utilizarmos em nossos produtos.  Eu uso nos meus produtos.
Sou naturalista e não vegana, na verdade sou meio vegana porque dou minhas escapulidas, sem radicalismos e com muito bom senso sempre! O que não gosto e evito sempre são os produtos alterados pelo homem, que passam por laboratórios e tem seus princípios ativos isolados ou sintetizados, tudo que é modificado não serve e tudo que não é sustentável também não serve. O casulo é natural e por isso é um bom motivo para ser utilizado, ainda mais depois de ter descoberto que podemos ter cuidados na extração e em todas as etapas da produção.
As barras de shampoo e o sabão possuem espuma sedosa e emoliente.  
Para o cabelo: forma um filme nos cabelos, protetor contra os agentes externos, enquanto sua ação penetrante o alimenta, o que proporciona benefícios como grande brilho, maciez, estilo, volume e força.  Reestruturador da fibra capilar, porque consegue doar aos fios elásticos e desestruturados a resistência que precisa, em outras palavras nutre essencialmente o cabelo além de hidrata-lo, retendo agua e assegurando sua umidade natural.
Na pele, dá um toque suave e sedoso, além de manter a umidade natural. 
Agora que você sabe as propriedades e produz seus cosmeticos, pode decidir se vai utilizar no seu produto, mais importante e colocar os ingredientes e ser o honesto com o consumidor para que possa decidir de acordo com sua convicções.   
Uma poesia sobre a seda: 
Teu amor é como a seda macia que envolve meu corpo. Teu amor é luz em meio a escuridão. Teu amor é aconchego. Teu amor é linha, a tecer meu coração. Teu amor é proteção. Tu és proteção em meio a desilusão. Tu és minha fortaleza. Tu és meu alimento, minha fonte de sabedoria. Espero que me guie pela luz. A luz que salva e faz renascer. (Ana Angélica)
Se desejar se aprofundar no assunto, a Bem Natural "Saboaria e Botica" oferece cursos de sabonetes artesanais e 100% naturais, veganos e orgânicos no ateliê localizado em Salto, há 105 km de SP e localizado próximo do aeroporto de Viracopos para as pessoas que vem de outros estados.
Para mais informações sobre os cursos e comprar produtos naturais: bemnaturalsaboaria@yahoo.com.br ou no site  www.bemnaturalsaboaria.com.br
WhatsApp 11 9 95222320 após as 14 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário