terça-feira, 26 de abril de 2011

OXIDAÇÃO DA COR NO PROCESSO DE SAPONIFICAÇÃO A FRIO

"OXIDAÇÃO DA COR NO PROCESSO DE SAPONIFICAÇÃO A FRIO OU COLD PROCESS"
Meu sabão mudou de cor, meu sabão escureceu, meu sabão manchou e escureceu apenas em alguns pontos....se tem uma dessas situações com o seu sabão, ocorreu o que chamamos de oxidação da cor.
A oxidação da cor no processo de saponificação a frio ocorre quando tem uma alteração na cor do seu sabão, essa alteração não interfere na qualidade, mas pode ser incomoda, antiestética e motivo de questionamento por parte do saboeiro, principalmente quando ocorre de maneira irregular sobre a superfície.
A alteração na cor já no inicio do processo é normal quando se utiliza óleos essenciais de coloração escura como notas de base que possui uma tonalidade que varia do bege ao marrom escuro como é o caso do óleo essencial de: benjoim, balsamo do peru, patchouly, vetiver, baunilha, café, etc.
Alguns me perguntariam se ocorre apenas quando se utiliza os óleos essenciais e diria que ocorre também quando se utiliza essências com tonalidades escuras como é o caso da baunilha, vanilla e todas as essências que com coloração mais escura porque sempre terminam interferindo na cor final do sabão.
O mais chato é quando essa oxidação ocorre por exposição à luz solar e de maneira irregular. Essa oxidação pela luz ocorre principalmente quando utilizamos infusão de ervas que não resistem por muito tempo se o sabão for exposto à luz, por isso a principal função da embalagem é proteger da luz e prolongar a vida de prateleira do sabão mantendo por mais tempo as características da cor original.
A barra de sabão pelo processo de saponificação a frio, teme luz, calor e umidade como qualquer produto natural e sem produtos que preservam a cor.
A cor natural do sabão varia do creme ao bege se usou óleos vegetais e manteigas de cor clara e ficam mais escuros e em tonalidades que variam do bege escuro ao marrom escuro se utilizarmos manteigas mais escuras como a manteiga de bacuri, ucuúba, etc... A cor natural de um sabonete 100% vegetal sempre vai interferir no resultado final da cor que deseja, mas os corantes já são um outro capitulo que vamos falar num outro momento.
MARA MARIA
mara_maria511@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Anônimo14:48

    Hola querida Mara!!!primera vez que paso por su blog y mea encantado!!! mucha informacion muy interesante. Cariños!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz com sua visita nosso objetivo é trazer informações para o saboeiro. Bjos

    ResponderExcluir