terça-feira, 19 de abril de 2011

COLD PROCESS ou PROCESSO DE SAPONIFICAÇÃO A FRIO

Para fazer o processo de saponificação à frio (cold process) deixe de lado ou esqueça todas as regras de química porque se pensar de maneira lógica não vai entender o processo feito de forma artesanal. O método a frio não tem lógica, então percebam o "X" da questão, se pensar em química não vai entender a alquimia natural que acontece no processo artesanal.
Temos três etapas distintas de saponificação sendo a primeira etapa no traço, segunda na fase gel e terceira e ultima etapa na cura e secagem.
Na primeira etapa o "traço" você já saponificou os óleos e ao colocar a sobregordura eliminou todo o resíduo de soda...só que para chegar nessa fase tem toda a fase anterior e mais importante a “elaboração de uma receita bem equilibrada”, sem excesso de óleos que limpam agressivamente e sem excessos de óleo que vai terminar rancificando ou oxidando seu sabão deteriorando e diminuindo sua vida útil.
Como colocamos os óleos essenciais apenas após a saponificação da primeira fase conseguimos manter a maior parte de suas propriedades, perdemos algumas notas voláteis dos óleos essenciais na fase gel mas ao cobrirmos a massa vamos fazer com que esses óleos essenciais encontrem uma barreira e pelo menos parte retorne para a massa. Outra medida que tomamos é diminuir a volatilidade dos óleos essenciais usando notas de base para dar substantividade a fragrância elaborada com óleos essenciais.
Apesar de toda a polemica em torno do método de saponificação à frio não manter propriedades de óleos essenciais e vegetais discordo totalmente e acredito ser o processo que mais mantém as propriedades tanto dos óleos essências quanto dos óleos vegetais porque não é submetido ao calor e o calor gerado é naturalmente formado no processo sem nenhuma interferência.
Percebo bem pouca alteração nos aromas ou perda de notas dos óleos essenciais e sinto os efeitos agindo através do olfato além de notar os benefícios na pele e da sensação de bem estar no corpo e na mente.
Poderia dizer que o processo de saponificação a frio (cold process) é meio mágico e ocorre naturalmente, depois que mistura água em seu estado mais puro (destilada), óleos rústicos ou de prensagem a frio com o mínimo de interferência de maquinas ou de processos e um álcali (nossa soda cosmetica) tudo vai ocorrer de maneira mágica e natural e sem interferência ou seja a fase gel depende muito do que foi colocado e já sabemos que algumas substancias elevam a temperatura como é o caso do mel e do leite. Então depois que elabora a receita e faz a mistura é a natureza que faz o restante transformando em sabão aquela mistura de agua, soda e óleos. E esse é o melhor sabão que pode utilizar, totalmente natural com os melhores óleos e manteigas da biodiversidade que temos o previlegio de ter à nossa disposição.
Além disso por ser um sabão natural ele forma uma película durante a cura/secagem que mantém intacto e fresco o interior do sabão e tem uma longa validade,como os bons queijos e vinhos. Poderá observar que muitas vezes o sabão fica tão seco por fora que vai espumar melhor só na segunda vez que utilizar e acontece o mesmo com a fragrância por fora quase não sente mas quando molha na água quente ou fria é liberado a fragrancia na espuma e forma uma aura perfumada que no caso de utilizar os óleos essenciais tem benefícios extras. Mas é claro que tudo isso só ocorre quando o sabão é bem elaborado e não houve erros de processo e os erros de processo ocorrem com muita frequencia por isso muitas pessoas não se adaptam a técnica.
É um método que tem excesso de variáveis e é preciso entender e respeitar porque tudo interfere no processo desde o clima até o estado de espírito de quem esta manipulando matéria prima natural que utilizamos.
Todas as técnicas tem suas vantagens e desvantagens e o conhecido glicerinado desde que faça a barra artesanalmente "nada mais é do que um hot process" em que se usa calor para saponificação, seja ele de uma caldeira industrial ou do fogão domestico mas nesse metodo ainda tem liberdade em fazer as escolhas dos óleos e com certeza é um método mais lógico e mais fácil de entender para quem esta bitolada nas regras da química.
O fato é um só "poucas pessoas sabem fazer sabão através do método de saponificação a frio" e para piorar algumas pessoas acham que basta pegar uma receita ou misturar óleos sem critério e fazer sabão que esta tudo certo se ficou firme e espumou, dai encontramos muita coisa ruim que nem poderiam dizer que é cold process e isso faz com que muitas pessoas achem que é um sabão com soda residual e muitas vezes tem apenas um excesso de óleos com alto índice de limpeza que termina tirando a camada de proteção da pele (limpando excessivamente) dando a impressão de ressecamento. É o que acontece quando uma pessoa acha que apenas o óleo de coco e um óleo de soja faz um sabão através do processo de saponificação a frio.
É evidente que as regras do processo de saponificação a frio não se aplicam ao processo de saponificação a quente, nem mesmo as regras de elaboração da receita são as mesmas.
Só quem já usou um sabão bem elaborado pelo processo de saponificação a frio perfumado naturalmente com óleos essenciais sabe do que estou falando....uma espuma rica e cremosa que limpa a pele sem agredir e sem deixar a sensação pele ressecada.
MARA MARIA
mara_m511@yahoo.com.br
"Não há quem saiba tão pouco que não possa ensinar, não há quem saiba tanto que não possa aprender"
Essas informações são apenas para fins educacionais.
Lei 9.610/98: Proibida a reprodução total ou parcial.
Copyright 2003 - Todos os direitos reservados

2 comentários:

  1. Oi, meu nome é ana luisa e estudo na fatec em são paulo. Gostaria de saber se você poderia me informar sobre como fazer esse sabonete com cold process tendo uma base já preparada (em sabão em pedra)? Isso é para um trabalho de quimica organica. Já vi tantos videos e nenhum deles me deu uma luz.

    Desde já agradeço.

    lulitahstyle@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza, não entendi muito bem a sua pergunta. Vc tem uma barra? se for isso vc pode ralar, pesar, colocar 10% de liquido que pode ser alcool e agua, levar ao banho maria para derreter. Qdo estiver pastoso coloca aroma, cor e depois coloca na forma. Espera esfriar, corta, deixa secar por 15 dias e esta pronto.

      Excluir