domingo, 1 de junho de 2014

O QUE É UMA SABOARIA ARTESANAL?

Na saboaria natural e artesanal as bases são feitas a partir do zero, ou seja, os sabonetes são produzidos artesanalmente em pequenos lotes através de uma reação química simples chamada "saponificação". Essa reação química acontece na presença de ácidos graxos (óleos e gorduras vegetais ou animal) e uma base forte (hidróxido de sódio/hidróxido de potássio) que se transforma num sal, o sabão!!!
Fazer um sabão é simples e, ao mesmo tempo complexo porque tem inúmeras variáveis envolvidas e com certeza é o que torna essa atividade tão prazerosa, excitante e viciante!
A possibilidade de escolher cada óleo, cada cor, cada erva e planejar cada detalhe nos proporcionam um prazer indescritível.
Muitas pessoas me perguntam como aprendi, então vamos lá...comecei a estudar o processo sozinha em livros e minhas mestras nos livros são a Melinda Coss e a Susan Miller Cavitch, depois percebendo a complexidade do processo e por fazer duas receitas que não ficaram satisfatórias comecei a procurar professoras que pudessem me ensinar, como no Brasil ainda não tínhamos professores procurando na internet terminei encontrando dois cursos que para mim foram imprescindíveis e esses conhecimentos de curso a distancia são validos até hoje quando estou executando uma receita. 
Na Europa, principalmente na França as saboarias são uma tradição e encontramos muitas espalhadas pelas cidades da Europa e o que é mais importante valorizam a produção local. Veja algumas das maiores e mais conhecidas nos endereços abaixo, são saboarias modernas, mas conservando a tradição de produzir como antigamente.
http://www.smnovella.com/contents/storia-officina-1.html
http://www.marius-fabre.fr/visiter-la-savonnerie/le-musee-du-savon-de-marseille/
http://www.avignon-et-provence.com/savon-de-marseille/marius-fabre-soaps/#.Ux5UP_mwKRY
http://savonnerie-martin-de-candre.com/en/96-sachet-savons-cubes
Temos também muitas outras saboarias pequenas, como as abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=FRKW_j64S_Q
https://www.youtube.com/watch?v=Vkks0DS6UEo
https://www.youtube.com/watch?v=BH8CSssomyA
https://www.youtube.com/watch?v=4LijwHLgb44
https://www.youtube.com/watch?v=SaGIj3AUjIE
https://www.youtube.com/watch?v=edbP1rvj_7c
https://www.youtube.com/watch?v=69oE5rMDoS4
https://www.youtube.com/watch?v=vJyjgoTMdWk
No Brasil a saboaria artesanal e natural começou a ganhar força em 1995 quando a Conceição Fernandes começou a produzir através da saponificação a frio os primeiros sabonetes vegetais, com a facilidade de acesso a internet as pessoas interessadas nesse processo começaram a se encontrar através de grupos de discussão de sabonetes (yahoo groups) e ter mais acesso a informação sobre a tradicional "Savonnerie Artisanale".
Conseguimos reunir um grupo de quatorze pessoas, vou mencionar apenas as saboeiras que continuam juntas no grupo flor de laranjeira, temos a Conceição Fernandes da Barra de Sabão; Mara Maria da Bem Natural Saboaria, Derinha da Arte Sãs no Acre; Fernanda da Anandyn na Bahia; Ju Monteiro da Armazém Natural da Terra em São Paulo, Graça Tavares da Bio Ervas em Ituiutaba.
Nessa época conseguir matéria prima era uma verdadeira odisseia, no meu caso a soda vinha da farmaquimica no sul, alguns itens da casa das essências poly e os óleos essenciais da ferquima e da laszlo......demorou para que conseguíssemos a palma em pequena quantidade e só a união entre as saboeiras fez que com que fosse possível nossa primeira compra, então entendemos porque o uso da palma era tão importante.
Em 2006 montamos o grupo flor de laranjeira, o primeiro forum de discussão no Brasil sobre cosmeticos natuais e organicos. Tinhamos reuniões semanais para conversar sobre as técnicas discutidas no grupo e procurava ensinar o que tinha aprendido gratuitamente.  Em 2008 passei a ministrar cursos presenciais e em 2009, o primeiro curso á distancia de saboaria natural.
Em 2008, reunimos tres grupos e fizemos nosso primeiro encontro e começou nossa luta para a legalização da saboaria, batemos em muitas portas até que a Graça Tavares conseguiu o apoio do sebrae e desde então com a orientação do sebrae seguimos nessa luta. Temos uma petição publica para que possamos avançar, não deixe de participar, mesmo se apenas admira a arte, precisamos de pessoas que nos ajude a prosseguir com nossa luta conseguindo as 22 mil assinaturas.
Segue o link da petição:  http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=sabaoartesanal
Só retomamos os encontros em 2010 apenas com o grupo flor de laranjeira, estamos realizando o V ENCONTRO NACIONAL DE SABOARIA, em setembro nos dias 19, 20 e 21 de setembro, com muitas palestras, confraternização e troca de sabonetes.
Veja as fotos de alguns flagrantes do encontro do ano passado no hotel IBIS em Indaiatuba.
Luciana fala com paixão e conhecimento sobre os óleos vegetais;

Daniela e sua palestra sobre "Beleza Inteligente".

Dânia e Felipe, fecharam com chave de ouro o ciclo de palestras do sábado.
Graça Tavares e sua palestra sobre o sabão bola, tradicional de Minas Gerais.


Os participantes concentrados, prestando muita atenção nas palestras que foram maravilhosas. Obrigada a todos os palestrantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário