quinta-feira, 9 de agosto de 2012

FUSION, COMBINADO OU TÉCNICA MISTA


“FUSION, COMBINADO OU TÉCNICA MISTA”          UMA COMBINAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DA SABOARIA

base do processo de saponificação a frio + uma base HIDROalcooliCA
A primeira vez que ouvi falar sobre a técnica “fusion” foi em 2006 quando conheci a empresa a “Jabonarte” (http://www.enjabonarte.jabones.biz/) que uniu a técnica da saponificação a frio com a técnica do sabão HIDROálcoolico, para obter um melhor desempenho, aproveitando as melhores características de cada técnica, resultando num trabalho menos rustico e em barras de sabão mais  uniformes.
O fusion ou fusão é a junção das duas técnicas, por isso mesmo também conhecida como técnica mista ou combo, uma abreviação de combinado. É necessário habilidade e conhecimento das duas técnicas para poder executar o processo. 
A partir dai muitas versões surgiram e uma das versões é ralar uma barra de saponificação a frio e utilizar na base industrial transparente ou na sua própria base feita artesanalmente.

Uma outra versão é misturar parte de uma base de saponificação a frio e uma parte da base industrial transparente ou da base vegetal feita artesanalmente.

Ou ainda a clássica versão em que faz-se formula com o conceito e a combinação dos acidos graxos da saponificação a frio, acrescentando ácido esteárico, calda de açúcar, álcool e alta temperatura resultando num barra de sabão com certo brilho e sem retração. Essa técnica embora não seja fácil dá muitas possibilidades de se acrescentar ervas, extratos, plantas e outros aditivos. também é mais estável em regiões de alta umidade.

Nesse link poderá ver mais fotos dessa técnica: http://www.enjabonarte.jabones.biz/tienda/6/categorIas/jabonesglicerinafussion

 Contato: mara_m511@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/mara.maria.758





4 comentários:

  1. Oi Mara, muito interessante seu artigo sobre a saponificação por meio do fusion; eu só ouvia falar neste processo, mas não tinha a mínima idéia do que se tratava. Muitíssimo obrigada pelas informações. Valeu!!! Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana. Venha sempre nos visitar que será um prazer.

      Excluir
  2. Olá! Você já utilizou esta técnica? Sabe se existe algum truque para que o sabão e a glicerina colem? Em que altura se deve fazer a junção do cold com a glicerina? Logo após o traço? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sim já utilizei essa técnica há algum tempo atrás. A massa de cold process deve ser colocada na forma e em seguida, assim que ficar mais firme coloca a base hidro alcoólica (base transparente) e leva ambas para a fase gel, depois deve-se curar por 45 dias no mínimo.

      Excluir