terça-feira, 12 de maio de 2015

SLOW COSMETIQUE OU SLOW COSMETIC

Tem-se falado muito nos termos francês "slow cosmetique" e inglês "slow cosmetics", que na tradução seria cosmética lenta e cosmética demorado.
Vamos entender um pouco o que quer dizer e como surgiu: O termo "cosmético lento" foi inventado por Julien Kaibec , aromaterapeuta apaixonado por cosméticos naturais, que ensina aromaterapia na França e na Bélgica. O termo é uma homenagem ao movimento "Slow Food", que defende um regresso a uma alimentação saudável e ética. Respeito ao meio ambiente e a sua pele, sem o uso de produtos nocivos a sua saúde e ao meio ambiente.
Os produtos de beleza devem ser produzidos e utilizados respeitando a Natureza e o Homem. Nesta visão, o cosmético lento expulsa todos os ingredientes derivados de química de síntese e petroquímica, bem como qualquer ingrediente potencialmente perigoso, seja para o ser humano, seja para o meio ambiente.
O cosmético lento é a grande tendência do momento, mesmo com grandes marcas de produtos de beleza trazendo novidades a cada dia, mais e mais consumidores adotam os cosméticos naturais, seja fazendo o seus próprios produtos ou adquirindo de amigos que produzem em laboratórios caseiros, com ingredientes simples e encontrados na sua cozinha ou em lojas de produtos naturais. O cosmético lento é bom para o corpo e para o ambiente, porque é biocompatível com a nossa pele e não deixa resíduos no meio ambiente porque todos os ingredientes utilizados são naturais e as embalagens são simples e muitas vezes vidros reciclados.
É também uma resposta direta do consumidor ao abuso de grandes grupos de produtos cosméticos e da publicidade, que além de criar uma necessidade onde não há necessariamente a necessidade, faz promessas iludindo os consumidores. Julien coloca os cuidados com a beleza e grandes marcas em julgamento mostrando como usam uma falsa imagem verde e responsável para vender seus produtos, quando na verdade não são.
Os "princípios de cosméticos lentas", são baseados em princípios simples e compreensíveis: o conhecimento, bom senso e ética comum.
Esta maneira de olhar para os cosméticos exige um bom conhecimento de sua pele, seu funcionamento e suas necessidades. Uma vez que a sua pele não tem mais segredos para você, você pode começar a olhar a formulação de seu cosméticos e para a lista de ingredientes utilizados identificando os ingredientes nocivos. 
Podemos encontrar uma lista de substancias que são identificadas nos cosméticos como  INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos) sendo obrigatório e muitas vezes localizada diretamente sobre a parte de trás dos produtos. Na investigação desses ingredientes, você acabará por distinguir quais os ingredientes são bons para a pele e quais evitar, porque é desnecessária ou nociva para você e o meio ambiente. Os defensores da estética lenta são muito ligados a produtos de beleza orgânicos e rotulados.
Além do conhecimento, consumo consciente: produtos de beleza devem satisfazer as necessidades da pele, e não criar novos. Precisamos limitar o número de produtos utilizados e permanecer fiel a eles para lhes dar a oportunidade de agir no melhor. 
Seja critica sobre a publicidade agressiva das grandes marcas de cosméticos!
Ética é também é uma das grandes batalhas de cosmética lenta.
Para ir mais longe? Entre para o movimento da cosmética lenta adquirindo produtos cosméticos naturais ou faça seus próprios cosméticos.
E agora, você já sabe sobre o fenômeno da cosmética lenta. Você aderir a esse movimento? Você vai quebrar as regras?
A "BEM NATURAL" SABOARIA E BOTICA, oferece cursos online e cursos presenciais ensinando a produzir produtos naturais.
Acompanhe nossa agenda no facebook: https://www.facebook.com/bemnaturalsaboaria
As inscrições podem ser feitas através do site: www.bemnaturalsaboaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário