domingo, 23 de março de 2014

O AZEITE DE OLIVA NA SABOARIA ARTESANAL


O primeiro sabonete vegetal foi feito apenas com azeite de oliva!!!
Ele é o preferido na saboaria artesanal por ser um óleo acessível, encontramos em qualquer supermercado ou armazém e seu preço embora alto ainda é o mais fácil de ser encontrado. Isso torna a saboaria artesanal acessível para as pessoas que não encontram com facilidade outros óleos em sua região.
Não é apenas o fato de ser um óleo acessível que o torna especial para as saboeiras e, sim o fato de ter todos os ácidos graxos e produzir o sabão mais suave da saboaria artesanal, indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais delicadas e sensíveis.

Não existe erros porque o sabonete de oliva não necessita que se equilibre seus ácidos graxos, mas ele pode ter uma validade menor se foi feita uma sobregodura muito alta. Seu período de secagem é mais longo, exigindo 90-180 dias ou mais para que fique firme.
Acho uma pena ler criticas por desconhecerem e não valorizarem como em outros localidades onde o sabonete artesanal tem seu valor e seu espaço. O sabonete artesanal é mais macio que o sabonete industrial e os brasileiros ainda não estão acostumados com as características do sabão ou sabonete artesanal. Um sabonete artesanal não é mole, não derrete, não tem cheiro de ranço, não é oleoso e limpa a pele delicadamente sem ressecar e sem deixar com a sensação que passou uma barra de massagem; se você usou sabonete artesanal com as características que citei é porque tinha algum erro de processo.

Muitas pessoas colocam uma grande porcentagem de sobre gordura tentando deixar o sabão mais suave e termina mudando as características do sabão que tem a função de limpar a pele; outras não colocam conservantes para deixar o produto ainda mais natural e com isso as vezes ele rança com mais facilidade. Não podemos esquecer que temos conservantes naturais.
O fato de muitas vezes o sabonete de oliva derreter ou ficar mole em contato com água, pode ser que o saboeiro por falta de experiência ou até mesmo desconhecer alguns detalhes da confecção do sabão esteja cometendo algum erro de processo, como o falso traço.
O sabonete artesanal é mais macio e não deve ser deixado em contato com a água. Existem varias maneiras de deixá-lo sempre seco e o ideal é secar e colocar numa saboneteira, o banheiro é um dos locais mais contaminados e dentro de uma saboneteira ele fica protegido!!!
É importante é deixar o seu sabão ou sabonete sem contato direto com água, outras maneiras de conservar o seu sabão é uma corda para deixar pendurado no registro do box ou uma saboneteira com vazão para a agua.
 Como sempre digo o sabonete artesanal pode ser o melhor ou o pior sabão/sabonete que vai utilizar, o "pior se não for bem feito" e "o melhor se for bem feito", porque sua durabilidade embora mais macio é mesma de outros sabonetes. E macio não quer dizer derreter na saboneteira e sim características diferentes, nem melhores, nem piores, apenas diferente e com a  vantagem de ser natural e proteger nossa pele e o meio ambiente.
E como o assunto é qualidade do sabão artesanal os critérios para analisar o sabão artesanal são:
- equilíbrio entre dureza e maciez, se apertar levemente com o dedo não pode marcar o sabão. 
- espumar em água fria e em agua quente, agua mole e água dura.
- deslizar quando em contato com a pele.
- ter uma espuma estável, mesmo que seja uma espuma cremosa(característica do sabão de azeite).
- seu desgaste deve por igual e terminar numa lasquinha, sem quebrar durante o banho.
- a principal função do sabonete é limpar!!! e deve ser enxaguado, por isso dificilmente vai deixar o perfume na pele, mas você pode manter a fragrância do seu sabonete com um óleo perfumado, uma agua perfumada, hidratante ou outro produto que gosta de usar após o banho.
- não deve ficar com a sensação de pele repuxando após o banho, se esse for o seu caso procure por sabonetes mais suaves e evite sabonetes com óleos essenciais bactericidas que tem a tendência de ressecar a pele.
- sabonetes esfoliantes e sabonetes bactericidas não devem ser usados diariamente, o uso é de no máximo duas vezes por semana em dias alternados.
- o ideal é que molhe as mãos, faça espuma e leve essa espuma ao seu corpo, massageando e enxaguando em seguida. Para se beneficiar com os óleos essenciais na pele, aguarde um pouco antes de enxaguar. Se gosta de utilizar buchas, devem ser escolhidas de acordo com o seu tipo de pele.
- seu perfume deve permanecer sem alteração do inicio ao fim.
- o óleo essencial perfuma de maneira mais sutil, portanto é mais suave que as essenciais sintéticas.
Entre as funções do sabão artesanal, temos benefícios extras  porque os óleos vegetais são de fontes renováveis,  sua espuma é biodegradável por não conter surfactantes sintéticos; a técnica utilizada é milenar, considerada segura para uso e por isso não é testado em animais, pode ser fabricado apenas com produtos vegetais e naturais, as fragrâncias podem ser de origem natural como os óleos essenciais, não tem resíduos em sua produção e portanto não produz resíduos que agridem o meio ambiente em nenhuma etapa da sua produção.
O sabonete artesanal feito a partir do zero é um produto amigo do meio ambiente, amigo da sua pele, deixa sua pele respirar e com o uso de óleos essenciais beneficia a mente, por exemplo um sabonete com menta peperita em sua formula te ajuda a acordar para enfrentar um dia de trabalho, as folhas de canela aquecem e abraçam dando sensação de aconchego, a lavanda cuida de você como um todo beneficiando todos os níveis (corpo, espírito e mente).
Desejo um banho alegre, saudável, com produtos amigos da pele, da alma e do planeta!!!
MARA MARIA
Formação em técnicas de saboaria a partir do zero, cosméticos naturais e perfumaria natural.
Possui a marca de Cosméticos Naturais e Artesanais "BEM NATURAL SABOARIA"
Ministra o curso de Saboaria Natural a partir do zero, Perfumaria e cosméticos naturais.
bemnaturalsaboaria@yahoo.com.br
mara_m511@yahoo.com.br
Copyright © DIREITOS RESERVADOS
Proibida reprodução total ou parcial, sem prévia autorização do autor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário