quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SABOARIA TRADICIONAL "ARTESANAL E NATURAL"

OBA!!! A saboaria desde a base, esta crescendo!!!que bom!!!
MAS, ISSO É MOTIVO DE MUITA PREOCUPAÇÃO!!!!
ATENÇÃO!!! alerta vermelho!!! estamos preocupados com a saúde das pessoas que usam e que fazem o sabão desde a base!!! Infelizmente junto com o crescimento vamos encontrar muitos sabonetes com altos índices de limpeza, que resseca a pele, com hidróxido de sódio ou de potassa inadequado e por isso podem causar irritações nos olhos, pinicar a pele, causar sensação de ardência, com pH inadequado para higiene pessoal....e isso são apenas algumas amostras do que pode acontecer se o saboeiro não tem informação suficiente ou não tem uma formação adequada.
Muitas vezes o sabonete não prejudica a pele imediatamente, mas com as agressões diárias e constantes podem levar a problemas de pele difíceis de diagnosticar e de tratar.
"RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA"
Muitas pessoas resolvem fazer sabão e em vez de investir num bom curso, saem em busca de uma receita, não estudam o processo, pegam algumas dicas aqui, outras ali e vão fazer sabão....e o que é pior vão vender esse sabão!!!.....se já não fosse grave o suficiente usar o sabão, oferecer aos familiares e amigos.   
MEU CONSELHO:  INVISTA EM LIVROS E NUMA FORMAÇÃO ADEQUADA!!!
É claro que temos acesso fácil à informação e com uma velocidade assustadora, com isso temos à disposição livros, grupos, blogs e na internet também vamos encontrar muitas informações como receitas/formulações e fica difícil para o novato diferenciar o que é confiável e o que não deve ser levado em consideração. São tantas as informações desencontradas que mesmo saboeiros mais experientes tem dificuldade de identificar o que é certo ou errado .....procurar apenas por informações não será suficiente para produzir um bom sabão!
Embora a saponificação seja um processo simples, estaremos trabalhando com produtos químicos, como é o caso do hidróxido de sódio e de potássio.  
O HIDRÓXIDO DE SÓDIO E O HIDRÓXIDO DE POTÁSSIO SÃO AGENTES QUÍMICOS PERIGOSOS!!!
Oferece risco a saúde de quem manipula e de quem usa o sabão, por isso pode ser o melhor produto a ser utilizado ou o pior produto que vai utilizar na sua pele. 
O mais importante a considerar é a preparação da solução de hidróxido de sódio ou de potássio, envolve riscos a saúde e a vida de quem manipula e também de quem utiliza o sabão se não for feito de maneira adequada. O hidróxido de sódio para produtos de higiene pessoal deve ser PA 99º (com alto grau de pureza, para analise), não pode ser um hidróxido de sódio comercial, pois tem impurezas. É vendido apenas dois quilos por mês para pessoa física e com apresentação de comprovante de residência, RG e CPF por ser um produto de venda controlada e muitas vezes por encontrar algumas dificuldades o saboeiro termina adquirindo um produto inadequado em lojas que vendem material para produtos de limpeza.
Ao preparar a solução a temperatura se eleva e produz vapores cáusticos que se inalados podem irritar e queimar as vias áreas e o pulmão.
LOCAL    
Precisa de um local adequado para manipular a soda, porque podem ficar respingos por onde passam animais e crianças e pode prejudicar a vida de ambos. Não é aconselhável manipular soda com crianças menores de doze anos por perto e nem deixar que crianças tenham contato com produtos químicos, porque seu corpo e  cérebro ainda estão em formação. Mulheres grávidas também deveriam pensar  na saúde do seu bebê e na sua saúde, ficando longe de produtos químicos.
Além do local onde vai manipular matéria prima e fazer o produto, vai precisar de local para armazenamento e local para a cura do sabão, período em que fica armazenado para secagem, estabilidade do produto e para completar o processo.  
Armazenar produtos químicos em residências com crianças pode ser perigoso!!!
Uma criança não vai saber identificar e muito menos que flocos de coco e flocos de soda não são a mesma coisa.
Os pais e adultos devem zelar pela segurança das crianças!!!
INVESTIMENTO:
Vai exigir um certo investimento porque vai precisar de termômetros, becker, balança, no mínimo 5 tipos de óleos, etc.....
Fazer um produto seguro é RESPONSABILIDADE!!!
Fazer a base é diferente de comprar um quilo de base industrial, um extrato e uma essência e fazer um sabão....analise bem antes de tomar decisões e lembre-se que a maioria das empresas fecham no primeiro ano porque não foi feito um estudo de mercado. O artesão ainda não tem suporte para iniciar um negocio e qualquer que seja o negocio sempre exige investimento.
RETORNO:
Quem não gostaria de ter a formula do sucesso ou uma receita milagrosa de vendas e quantas pessoas não pagariam verdadeiras fortunas por essas formulas.
Nosso retorno é de acordo com o nosso trabalho, se me dedico eu tenho vendas, se esperar que as pessoas adivinhem o que faço  e venham adquirir na minha porta, nada acontece!!!.....não aparece ninguém. Então temos que pegar nossa sacola com nossos produtos e sair oferecendo, aproveitando todas as oportunidades de venda, oferecer no escritório, no consultório médico enquanto espera, criar oportunidades para falar, explicar e vender o seu produto. E para falar precisamos saber todos os benefícios que ele traz e porque comprar o nosso sabão por quatorze reais e não o do supermercado por um real e vinte centavos. Com isso se conclui que o artesão também precisa ter talento para vender. 
Artesão trabalha 16/18 horas por dias, sem férias, sem 13º salário, visita fornecedor, compra, produz, faz etiqueta, embalagens e ainda tem que vender seu produto.....nem sempre vê seu trabalho reconhecido, as vezes trabalha a margem da lei, porque seu ganho não é suficiente para as despesas mensais de micro empresa As vendas significativas é apenas em datas, e essas datas são cinco, durante 365 dias: pascoa, mães, namorados, dias dos pais e natal.
Se você quer ganhar bem, ter carteira assinada, férias uma vez por ano, e quatorze salários anuais e fixos...minha sugestão é que encontre um bom emprego! Agora se estiver preparada para trabalhar muito, ganhar pouco, batalhar por cada venda, ouvir que seu cliente prefere uma marca famosa, sem desanimar....então assuma todos os riscos de ser um artesão e seja feliz com sua escolha!
É claro que amo e acredito no que faço, mas sempre tive consciência da realidade da vida de  um artesão porque faço isso desde 1983, tempo pra caramba, né? tempo suficiente para saber que o real é muito diferente do que pode parecer.  
E também porque tenho uma família por trás que dá suporte necessário quando preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário