terça-feira, 20 de agosto de 2013

PREPARANDO PIGMENTOS MINERAIS

PREPARANDO OS PIGMENTOS MINERAIS
A dificuldade em dissolver os pigmentos é um dos pontos para dar cor as bases de sabão na saponificação a frio e a quente. Se não for bem dissolvido vamos ter pontos de pigmento sem dissolver o que diminui sensivelmente a qualidade da coloração e o visual da sua barra de sabão.
O primeiro passo é dissolver os pigmentos num solvente que pode ser um óleo vegetal ou glicerina, ambos tem uma validade longa e por esse motivo pode ser preparado com antecedência facilitando a dispersão do pigmento na massa.
Na hora de colorir vamos ter diversas situações:
- LOTE DE SABÃO DE UMA ÚNICA COR: nesse caso a maneira mais fácil é colocar pigmento em pó diretamente nos óleos e utilizar o mixer vertical para dispersar o pigmento da cor desejada e depois acrescentar a lixívia. Para chegar na cor desejada coloque aos poucos e se precisar acrescentar mais pigmento para chegar na tonalidade desejada utilize já dissolvido para não correr o risco de ficar grumos. Lembre que deve colocar apenas 0,001% e a espuma deve permanecer branca mesmo com cores fortes, exceto os casos em que esta utilizando argila.

- LOTE DE SABÃO DE UMA OU MAIS CORES: nesse caso pode dissolver antes de utilizar ou tê-los já preparados na glicerina ou no óleo vegetal.
Para dissolver antes de executar a receita pode dissolver os óxidos em óleo morno e os ultramarines em água, sempre utilizando pequenas quantidades, apenas o suficiente para sua total dissolução.

AGORA VAMOS VER COMO PREPARAR:
Quando você compra os pigmentos eles vem dessa forma...em pó!
Compre potes para armazená-los e coloque o pó nos potes:



Escolha o veiculo (óleo vegetal ou glicerina) que deseja para dissolver e coloque a mesma quantidade em peso de liquido. se for necessário acrescente um pouco mais, apenas o suficiente para fazer uma pasta, se colocar em excesso separa. Por isso coloque apenas o suficiente.

Misture bem com uma colher pequena ou com um bastão de vidro. Se precisar utilize um mini mixer vertical.
Pronto seus pigmentos estão prontos para serem utilizados. 

Nota: Apesar dos dois veículos "óleo vegetal e glicerina" poderem ser utilizados eu prefiro utilizar a glicerina. Também prefiro deixar descansar para hidratar e dessa forma não tenho que utilizar o mini mixer, menos desperdício e menos material para lavar. 
Abaixo podem ver o sabonete da "Bem Natural Saboaria" com pigmentos minerais e dióxido de titaneo para a cor branca.



8 comentários:

  1. adorei Mara obrigada.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei Mara!
    E no caso pra uma receita de 1kg, qual a quantidade de óxido e dióxido que podemos colocar?
    bjs
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pronto, amei!!! uma aula esse post!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Mara! Obrigado por compartilhas. bjks

    ResponderExcluir
  5. Mara!!!!!!como sempre!!! Você sempre nos ensinando!!!! Muito bom! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciana, obrigada! aqui posso focar num determinado assunto e dessa forma falar o que tenho muitas vezes que passar rápido no curso para não me estender.

      Excluir
  6. Onde posso comprar esses pigmentos?

    ResponderExcluir
  7. Mariana, você pode comprar na LCW que é uma empresa francesa com representante aqui no Brasil ou pode comprar fracionado na life cosmetics.

    ResponderExcluir