sábado, 10 de julho de 2010

Cold Process X Curso

Preciso fazer um curso para fazer o sabão por cold process?

Essa é a pergunta que sempre me fazem constantemente "Devo fazer um curso para fazer o cold process?"
Primeiro precisam saber que "cold process" quer dizer "processo a frio", um metodo de fazer sabão em que a saponificação ocorre atraves de uma reação exotermica ou seja naturalmente, sem usar o calor direto. Por ser um metodo aparentemente simples é o metodo em que ocorre os maiores erros e corre-se um risco maior de produzir um sabão inadequado e que prejudica seus usuarios.
Com certeza fazer um curso é uma decisão individual de cada um, mas se você vai comercializar, usar ou até presentear, tem que fazer de forma correta e com segurança para você e para quem vai utilizar o seu produto.
Um bom curso, com um bom professor vai fazer você cortar caminho, economizar material e fazer na certeza de que esta fazendo de maneira correta e sem desperdicio de material, sem ter que fazer testes e mais testes para saber se a receita funciona ou se esta certa, se vai ter dureza, espumação, etc...
Na internet com certeza vai achar informações suficientes, mas nunca é como um curso em que aprende os truques para ter certeza de que as etapas da receita foram
executadas de maneira correta.
No processo a frio a saponificação ocorre por um periodo de 45 dias para sua completa saponificação, devendo permanecer ainda por um tempo para se tornar um produto seguro para uso. É um metodo demorado e não serve para quem tem pressa.
É como vinho, queijo ou perfumes naturais, precisa de envelhecimento para que o produto tenha qualidade e se torne inofensivo.
Esse periodo de 45 dias é chamado de "cura", periodo em que ocorre a completa saponificação e neutralização dos alcalis. Além da secagem em que ocorre perda de agua. Gosto de deixar secando por um periodo de 90 dias.
Por acharem que é um metodo simples é sem sombra de duvida o metodo em que pode-se
cometer mais erros e acabar por prejudicar a pele das pessoas causando
danos permamentes. Esses danos não ocorre no primeiro banho e sim ao longo de anos de uso de produtos indequados.
O sabão deveria ser escolhido com muito cuidado, respeitando o tipo de pele.
E o artesão saboeiro tem que ter consciência de sua responsabilidade e conheicemnto ao produzir um produto artesanal.

Um comentário:

  1. Quando comecei pensei que cursos fossem dispensáveis hoje tenho certeza que cursos são indispensáveis. Fiz um curso com a Mara e me apaixonei mais ainda por cold. Aprendi muito e hoje tenho certeza que faço um sabão com qualidade, técnica e acima de tudo segurança para mim que manipulo a lixívia e para quem compra meus produtos.
    Mara é uma excelente professora, vale muito à pena o curso que ela ministra.

    ResponderExcluir