segunda-feira, 28 de setembro de 2009

curiosidade culinária sobre o óleo essencial de anis

Nas minhas pesquisas na internet sobre o óleo de anis achei uma curiosidade culinária que vale a pena ser mencionada:
Sambuca é um licor italiano feito com álcool [42%], solução concentrada de açúcar, óleo essencial de aniz-estrelado[Illicium verum], sabugueiro e outros flavorizantes. É aparentado do grego ouzo [aguardente de uva aromatizado com aniz]: transparente quando puro e leitoso se se acrescenta gelo.
Se um dia lhe oferecerem um “Sambuca com mosca” não faça cara de nojo: a “mosca” é um grão de café torrado, que pode ser mastigado para enfatizar o sabor do anis e essa bebida é oferecida como um digestivo. Como é um licor muito doce, é usado também para adoçar o café.
Por causa do seu teor alcoolico, é ótimo para preparar drinques flamejantes [o próprio Sambuca com mosca é feito assim], mas deve se tomar alguns cuidados:
ele emite uma chama azulada que não é perceptível em ambientes iluminados – mesmo assim, não é muito aconselhável prepará-la em morgues-;. use copos de vidro grosso, ninguém quer ser atingido por estilhaços de fino cristal; um simples guardanapo de papel posto sobre a borda do copo apaga o fogo, não use a mão, espere a borda do copo esfriar antes de beber.
Dizem que a bebida flamejante pode ser feita ainda com Everclear ou Bacardi 151. Imagino que Absinto também faça o truque [lembra do Johnny Depp no filme Do Inferno?].

Nenhum comentário:

Postar um comentário